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Procedimentos

Identificação de Possível Projeto Roadbond
Amostras
Equipamento de Laboratório
Equipamento de Construção para Projeto Piloto
Corpo de Funcionários
Treinamento Roadbond
Projeto Piloto
Sequência de Testes
Conclusão

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1.Identificação de Possível Projeto Roadbond

  • O uso de Roadbond deve ter como seu objetivo de providenciar uma solução para uma construção que enfrenta desafios sérios, como por exemplo a falta de materiais de construção de alta qualidade, para reduzir atividades da argila nos materiais de construção e melhorar as propriedades de materiais disponíveis a sustentar cargas pesadas dos materiais, etc.

  • O processo de aplicação de Roadbond não deve interfirir com as operações convencionais de construção. O mesmo equipamento de construção utilizado na construção convencional será necessário e todos os processos convencionais precisam ser seguidos.

  •  Antes de iniciar qualquer investigação ou projeto piloto, o plano de concepção da pavimentação (todo o trabalho requerido, usando todos os dados disponíveis: contagem do trânsito, de veículos pesados, crescimento do fluxo de trânsito, etc.) utilizando modelos de conceitos e desenhos relevantes de pavimentação precisam ser apresentados às autoridades competentes e/ou cliente. O objetivo é se assegurar que os parâmetros da concepção sejam respeitados e que o uso de Roadbond seja investigado e comercializado tecnicamente e corretamente de acordo com os procedimentos Tradefin.

2. Amostras

  • O uso de Roadbond deve ser técnicamente investigado e sua aplicação correta e maximizada deve ser determinada e verificada através da condução de testes de laboratório. É importante observar que não se está trabalhando com um modelo gerado por um computador e que testes duplicados ou até triplicados a partir da mesma amostra podem gerar resultados variados.

  • Cada autoridade tem descrições técnicas próprias de como as amostras devem ser extraídas e preparadas para uma série de testes. É de extrema importância que todos os processos e procedimentos detalhados nas diretrizes técnicas para amostragem e preparação para testes seja estritamente seguido.

  • Uma ampla variedade dos testes deve ser realizado em amostras naturais antes da realilzação de qualquer teste com Roadbond, a fim de fornecer uma classificação de engenharia do material.

  • Isso inclui: Testes MOD (Mod AASHTO) / OMC (Optimum Moisture Content - Teor de Humidade Adequado), Análise de Dimensão das Partículas e Limites Atterberg e testes CBR (Californian Bearing Ratio - Escala de Capacidade da Califórnia). Recomenda-se que os testes sejam conduzidos em triplicata sobre o material natural. Todos os testes Roadbond devem ser tratados com uma variedade de aplicações Roadbond. Recomenda-se que todo o material natural seja testado com o mínimo de cinco aplicações de modo que um amplo espectro de aplicações Roadbond seja considerado e investigado.

  • Sendo assim, amostras suficientes precisam ser extraídas para que os testes acima sejam realizados em amostras que representam o mesmo lote no qual os testes naturais foram conduzidos.

  • Cada autoridade tem uma orientação técnica para determinar a quantidade necessária de cada amostra por teste. Então, amostras suficientes precisam ser extraídas para que os seguintes testes possam ser conduzidos:
    - Testes Naturais (MOD/OMC; CBR; Dimensão da Partícula/Limites Atterberg) – todas em triplicata;
    - Testes Roadbond (CBR e/ou UCS (Unconfined Compressive Strength-kPa - Resistência à compressão nao delimitada-kPa) se cal/cimento é acrescentado) – 5 dosagens diferentes – todas em duplicata.

  • A abrangência da dosagem de Roadbond será determinada pelos resultados dos testes naturais.

  • Todas as amostras representadas devem ser preparadas estritamente de acordo com a amostragem da autoridade competente e de acordo com as diretrizes de preparação.

3. Equipamento de Laboratório

  • Todos os equipamentos para a realização dos testes exigidos devem ser calibrados com a certificação válida: MOD Compactador Mecânico e moldes, Balanças e peneiras, Dispositivos para conduzir Limites Atterberg, moldes CBR/UCS, CBR, tratamento de águas para banho.

  • Para o armazenamento, a mistura e a distribuição de Roadbond os seguintes são necessários: limpar um recipiente de 2 litros ou 5 litros; pipetas e cilíndros de medição com o máximo de 1 ml de calibragem.

  •  Para o tratamento das amostras tratadas com Roadbond (anterior a compactação nos moldes), é necessário 10 tambores com tampas que podem armazenar 10kg de cada amostra.

  •  Os requerimentos acima se aplicam também aos laboratórios no próprio local.

4. Equipamento de Construção para Projeto Piloto

  • O campo de aplicação Roadbond não requer nenhum equipamento especializado. Um caminhão pipa convencional ou um distribuidor de água é adequado para a aplicação de Roadbond.

  •  Também requer: motoniveladora, trator com esteira rolante, rolo compressor

  •  Também requer um medidor de humidade/densidade nuclear (Troxler ou Humboldt etc.)

 5.Corpo de Funcionários

  • Técnologo/Engenheiro de Planejamento e Elaboração:
    Responsabilizar-se pela pavimentação e o projeto de obra das camadas.

  • Técnico de Laboratório:
    A ser treinado no laboratório para condução dos testes Roadbond.
    Para conduzir e supervisionar o processo de testes com Roadbond.

  • Técnico de Materias In Loco:
    Para Verificar e confirmar conteúdo de humidade e compactação necessários.
    Para extrair amostras dos materiais de camadas tratadas para testes de verificação e dados da construção.

  •  Mestre de Obras:
    A ser treinado na aplicação de campo de Roadbond.
    Para direcionar e supervisionar o processo de construção.

6. Treinamento Roadbond

O treinamento relativo ao produto Roadbond é necessário nas diferentes esferas:

  • Marketing e Vendas – Agente:
    O que é Roadbond?
    Como Roadbond funciona?
    Como armazenar e manusear Roadbond?
    Quais são os protocolos a serem seguidos ao planejar testes e projetos piloto?

  •  Testes em Laboratório – Técnicos de Laboratório:
    Como misturar e armazenar Roadbond?
    Como determinar as dosagens para testes com Roadbond?
    Como realizar os testes de laboratório?

  •  Mestre de Obras:
    Como determinar a quantidade de Roadbond requerida por área de construção?
    Como medir a quantidade necessária de Roadbond e como distribuir e misturar Roadbond em caminhão pipa/distribuidor?
    Como treinar o operador do caminhão pipa/distribuidor na aplicação uniforme da solução Roadbond?

7. Projeto Piloto

Primeiro Passo: Investigação Inicial para Constatar Viabilidade

Cliente/Autoridade Competente se submeterem a solicitação de Tradefin para informação do produto com base numa dificuldade particular de construção, como por exemplo: Qual é o problema e como Roadbond pode auxiliar na solução do problema?

Tradefin responder de acordo.

Segundo Passo: Projeto de Sequência de Testes.

Cliente/Autoridade Competente devem se submeter ao Tradefin: Projeto Relevante de Pavimentação / Design da Obra das Camadas.
Conduzir Testes nos materiais nativos (em triplicata): MOD/CBR/Dimensão da Partícula/Limites Atterberg e submeter ao Tradefin.
Tradefin então deve elaborar a sequência de testes Roadbond 

Terceiro Passo: Treinamento de Funcionários relevantes (nessa fase, um representante Tradefin viaja ao país em questão

Veja acima (Treinamento Roadbond) – Requer um dia para treinar o Tecnólogo e Engenheiro de Planejamento e Elaboração + Técnico de Laboratório + Técnico In Loco + Mestre de Obras.

Quarto Passo: Testes de Laboratório


Garantir e realizar os testes de Roadbond sob a orientação e direção do Representante Tradefin.
Todo o processo de testes de laboratório para as amostras tratadas com Roadbond leva 6 dias.

Quinto Passo: Teste em Campo

A preparação da secção de teste em campo pode ser realizado enquanto as amostras sendo testadas estão sendo embebidas durante 4 dias. O preparo da área inclui:
Delinear os pontos de início e fim.
Se materiais naturais no local estão sendo tratados, remova a camada até a profundidade necessária e depois quebre os nódulos de terra ou torrões de material.
Se o material é importado, esmaguar o material com um trator de esteira rolante para que os conglomerados maiores possam ser quebrados.
Treinar o Operador do caminhão pipa/distribuidor.
Realização do Teste em Campo/Projeto Piloto:
Verificar se estão em conformidade com as especificações de planejamento e elaboração.
Verificar os requerimentos de compactação (teste usando o medidor de densidade nuclear).
Verficar a qualidade do material. Amostras a serem extraídas da obra de camadas tratadas e testadas para parâmetros de força.

8. Sequência de Testes

1° Passo: Autoridade Competente se responsabiliza e realiza a testagem natural e submete resultados ao Tradefin

2° Passo: Representante do Tradfin elabora dosagens para testes do Roadbond.

3° Passo: Realizar testes com Roadbond em laboratório sob a supervisão do Representante Tradefin.

4° Passo: Após a aplicação em campo, as amostras deverão ser extraídas da camada tratada e testados para averiguar conformidade com parâmetros de elaboração e planejamento.

9. Conclusão

Depois de mais de uma década e meia, nossa experiência com construção de estradas e rodovias tem resultado nos melhores procedimentos, práticas e protocolos acima citados, a fim de servir nossos clientes e acionistas de forma mais estruturada e eficiente.